Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dicas de como apresentar bem um seminário


Saudações a todos!

Meu nome é Walquiria, consultora de Marketing e proprietária de uma produtora de vídeo, na cidade de Fortaleza-CE. No período em que eu estava na faculdade eu observava muito o comportamento dos meus colegas na hora de apresentar um seminário à turma. Claro que eu não sou nenhuma especialista no assunto, porém eu via muitos erros cometidos por eles e por mim também, e na tentativa de ter melhor desempenho, sempre busquei dicas para esse fim.

Segue abaixo algumas dicas que pesquisei na rede:

Para quando você estiver diante do público

• A posição ereta em pé é a mais indicada.
• Deixar as mãos livres para que os gestos apareçam.
• Manter o ângulo do queixo em 90 graus para
facilitar a fala.
• Sempre tenha a mão uma garrafinha de água. Falar sob tensão dá mais sede ainda.
• O nervosismo e a ansiedade deixam a respiração mais curta. Por isso, quando estiver apresentando o seminário, procure usar frases curtas.
• No caso de seminários em grupo, a mudança de orador de tempos em tempos pode ajudar a manter a platéia acordada. 
• É importante terminar o seminário no tempo previsto.

Prepare-se para a hora H

• Planeje sua fala em função do tempo que você tem para expor o conteúdo. 
• Durma de 8 a 10 horas na noite anterior à apresentação. Estar descansado é fundamental para uma boa performance. 
• Antes da apresentação, faça uma refeição leve sem muitos derivados de leite. A ingestão desses alimentos engrossa a saliva, que passa a pesar sobre 
as cordas vocais. 
• Use roupas leves que não apertem a cintura e o pescoço para não atrapalhar a respiração. Os sapatos devem ser confortáveis. 
• Pela manhã a voz fica mais grave e se confunde facilmente com os ruídos. Por isso, se o seminário for de manhã, faça alguns exercícios de voz. Vibrar a língua e abrir e fechar a boca são exercícios que ajudam a melhorar a voz.

O que você não deve fazer antes da apresentação

• Não use projetor de slides, aparelho de dvd e outros materiais de apoio sem testá-los antes. 
• Não deixe para fazer o trabalho na noite anterior porque você não se sentirá seguro em relação a sua qualidade e isso o deixará ainda mais nervoso na frente da classe. 
• Não beba muita água para não ficar com vontade de ir ao banheiro no meio da apresentação. 
• Não coma chocolate, porque engrossa a saliva e esta passa a pesar sobre as cordas vocais.
• Não tome refrigerante porque o gás da bebida pode atrapalhar na hora da fala.

Principais erros cometidos entre os alunos:

1º Erro:
- Acontece com muita freqüência, é quando o aluno fala “desculpa  eu estou nervoso...” : esta fala vem, invariavelmente, após algum esquecimento, gagueira ou algo parecido. Agora pense bem, quando você está nervoso, todos irão notar, não precisa falar, e caso as pessoas ainda não tenham notado, notarão a partir daí.

2º Erro:
- As “lacunas mudas”: é horrível, um aluno está falando, e quando termina seu texto, sai de cena correndo, sem anunciar o próximo aluno que irá falar, dá uma sensação que ele está escapando de uma guilhotina.

3º Erro:
- O “segmentário”: neste caso, apesar da apresentação ser em equipe, o aluno inicia ou conclui sua fala com uma das seguintes frases:
- a minha parte é.... ; ou – eu fiquei com tal parte...; ou ainda - essa foi a minha parte.

4º Erro:
- O “remendo”: este também é horrível, é quando o aluno termina a sua fala e fica interrompendo a fala dos colegas que falam em seguida, para dizer coisas que esqueceu de dizer quando expôs o seu assunto. Em primeiro lugar é falta de ética, pois interrompe a fala do colega, abordando um assunto que, cronologicamente já passou, e em segundo, demonstra que ele não tem nenhum compromisso com o grupo, está apenas preocupado com aquilo que ele teria a dizer.

5º Erro:
- Ficar olhando para o professor: quando você está apresentando um assunto, o professor é você, esqueça que existe um professor na sala, caso você deixe de falar alguma coisa importante, ou fale algo errado, não tenha dúvidas de que o professor irá interromper a sua fala.

6º Erro:
- Ler para a turma o material indicado pelo professor: Este é constrangedor, o aluno não se dá o trabalho sequer de fazer um resumo, começa a ler o material que o professor indicou, muitas vezes durante a própria leitura é possível notar que ele ainda não havia lido o texto.

7º Erro:
- Corrigir o colega que está falando: mesmo que você seja o Papa do assunto, e que seu colega não saiba nem o que está falando, não o interrompa, sobretudo para corrigi-lo, isto demonstra uma falta de sintonia na equipe, e tira a credibilidade na fala do colega.

Fontes: www.klickeducacao.com.br; Profª. Raquel da Rocha Oliveira

E para quem estuda Marketing tem que ter a consciência que cada seminário é uma oportunidade valiosa para trabalhos, lembre-se, o professor pode ser um importantíssimo contato e seus colegas futuros sócios.

Boa sorte nos seminários!

Walquiria Agostinho

www.dvdbook.com.br
dvd.book@hotmail.com

5 comentários:

  1. O Blog Mkt do Sertão agradece a enorme contribuição de Walquiria Agostinho! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a oportunidade.
    Obrigada!
    Walquiria.

    ResponderExcluir
  3. Valeu ai mana pela dica vc me ajudou bastante porque geralmente cometo a maior parte desses erros e a pior que esse do refrigerante ja cometi e foi realmente horrivel principalmente porque tomei refrigerante e comi chocolate....
    valeu mesmo pelas dicas

    ResponderExcluir
  4. E impressionante como eu mi mato de estudar o assunto e quando chega a hora de apresentar me da um branco eu já não sei mais o que fazer. o pior é que quando acaba a apresentação eu lembro o que ia falar. eu não consigo apresentar um seminário e ficar satisfeita depois, é sempre
    "eu poderia ser melhor".
    já tentei falar o assunto com naturalidade, pensar que todos os outros vão passar pela mesma coisa.
    o pior msm é quando esqueço a a fala e fico em silencio tentando lembrar, ninguém fala nada!! nem uma piada, um riso, uma conversar,nada!!!eu fico mais nervosa ainda.
    e o maldito papel que não sai da mão!

    o meu curso requer destaque mais do jeito que tou indo.... preciso me dedicar mais, organizar meu tempo, ter um plano b quando tudo der errado, eu preciso melhoraaaaaaaaaaaar!!!!!!!!

    com relação ao site gostei muito, rir um pouco quando citou nos principais erros, ficar olhando pro professor, eu não sei porque mais me vi nessa situação! rsrsrsrsrsrs

    vou tentar me organizar, estudar com antecedência. sei que posso melhorar, e vou

    tchau!!!!!♥_♥
    meu nome é Bruna
    tenho 14 anos

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado por ajudar com o seminario

    ResponderExcluir