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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Marketing Esportivo - Fortaleza Esporte Clube

O Marketing do Sertão irá iniciar uma série de entrevistas com os principais profissionais de Marketing Esportivo aqui do nosso Nordeste. O principal objetivo é fazer o acompanhamento das diversas ações Marketing aplicadas pelos principais clubes e atletas aqui da nossa região, não custa nada lembra que das 12 cidades escolhidas pela FIFA para a realização da Copa de 2014 no Brasil, 4 estão localizadas no NORDESTE brasileiro, entre elas estão: Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. Até lá o mercado sofrerá diversas mudanças e nós profissionais dá área não podemos ficar para trás, não é verdade?

O MARKETING DO SERTÃO ADVERTE!  Prezados torcedores, o conteúdo dessas entrevistas tem como único e exclusivo objetivo, a análise dos clubes dentro de um contexto mercadológico, conceituados por profissionais atuantes no segmento de Marketing Esportivo.

Agradecemos desde já a valiosa contribuição do Diretor Executivo de Marketing do Fortaleza, Demetrius Ribeiro, que generosamente nos concedeu essa maravilhosa entrevista!



Entrevistado: Demetrius Coelho Ribeiro
Empresa: Fortaleza Esporte Clube
Cargo: Diretor de Atividades Sociais, Promoções e Marketing
Contato: marketing@fortalezaec.net

O Marketing do Sertão pergunta e o Demetrius Responde...

1) Na sua visão, qual a importância de um bom Diretor(a) Executivo(a) de Marketing Esportivo para um Clube de Futebol e  quanto evoluiu esse mercado aqui no Nordeste brasileiro?

A importância é vital, pois a exploração da marca do clube siginifica elevar a satisfação dos torcedores, fidelizando-os e fazendo deles um potencial canal de divulgação dos seus produtos para captar novos clientes. É primordial que os torcedores sejam tratados como parceiros.

Nacionalmente como um todo houve uma significativa evolução do Mkt esportivo, principalmente após as ações pelo retorno de Ronaldo Fenômeno ao Corinthians. A partir daí surge a dimensão do quanto o Mkt pode agregar faturamento para os clubes. E o impacto atinge o Nordeste que já se utiliza das ferramentas para captação de fãs potencialmente consumidores dos produtos do clube.

O grande segredo é adequar os cases à nossa realidade e o jeito de torcer dos nordestinos.

2) A partir de qual momento o Fortaleza Esporte Clube percebeu que a criação de um departamento de Comunicação e Marketing poderia trazer bons resultados?

No nosso estatuto não temos Diretoria de Comunicação. Temos Relações Públicas e Propaganda. E temos a Diretoria de Atividades Sociais, Promoções e Marketing. Acabamos englobando um pouco de tudo e a sapiência na utilização de uma comunicação viral e motivacional é capaz de acrescer dividendos para qualquer Instituição.

O segredo é que o torcedor seja o centro de toda comunicação em tempo integral. E esse têm sido o procedimento do Fortaleza Esporte Clube tal é a importância que damos a esse dois departamentos.

3) Fazendo uma avaliação do ano de 2010, quais foram os principais pontos positivos e negativos determinante para as ações aplicadas pelo Departamento de Markeitng do Fortaleza Esporte Clube?

Em 2010, na gestão anterior, admitimos que o Marketing do Fortaleza Esporte Clube não atendeu aos anseios da maior torcida do Estado. Esse foi o ponto negativo: não ter atraído a torcida. O ponto positivo é que se cria uma expectativa muito boa em cima da nova e atual gestão do clube. E nossa responsabilidade é grande.

4) Em relação as receitas geradas pelas vendas de Produtos licenciados do Clube, qual foi o desempenho entre os anos de 2009 a 2010, desde a conquista do Tetra-Campeonato Cearense e a permanência na 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro e quais as expectativas para o ano de 2011?

Não houve um bom incremento. Ficou abaixo da expectativa. O desafio em 2011 é gerenciar o relacionamento através de investimento. Estamos treinando uma equipe de forma diferente, comunicando com o torcedor de uma forma mais adequada.

Precisamos trazer os parceiros para entrar no nosso ritmo e recuperar o tempo perdido, sob pena de andarmos em mão dupla e desperdiçarmos energia.

O Fortaleza Esporte Clube é o maior clube do Estado (atual tetra campeão). Dono da maior torcida (Pesquisa Lance!/Ibope) e líder no ranking da Federação local. Disso tudo há se extrair muito para catapultar os royalties e as parcerias desde que entendendo bem a massa tricolor.

Tudo isso gera uma expectativa em função da certeza do excelente desempenho da equipe nas competições de 2011, impulsionado, principalmente, vendas de produtos consequentemente de royalties.

5) Existe alguma estimativa de quanto o Fortaleza Esporte Clube deixa de arrecadar com a venda ilegal de produtos piratas e, em contrapartida, quais as ações de combate a mesma?

Sim, para cada produto pirata vendido um fica na vitrine e o clube perde royalties por isso. Em uma demanda de 1,5 milhões de fãs (pesquisa Lance!/Ibope) fica fácil entender que equívocos e relaxamento no combate à pirataria comprometeram em mais de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) em vendas de camisas.

6) Quais as  principais metas e projetos relacionados as ações de Marketing desenvolvidas pelo Clube para o ano de 2011?

Após um levantamento da perspectiva histórica do mercado, partiremos para uma evolução na direção do marketing de relacionamento do Fortaleza Esporte Clube. Levantar a estima do torcedor e alavancar em mais de 100% o nível de associação dos programas sociais do clube são nossas principais metas. E lógico, massificar a marca e fidelizar os clientes independentemente da divisão que esteja o Fortaleza Esporte Clube.

7) Quais os critérios mais relevantes avaliados pelo Departamento de Marketing do Fortaleza Esporte Clube na busca e negociação com potenciais patrocinadores?

Pesquisa junto ao torcedor, apresentação de nossas credenciais (maior torcida do estado, líder do ranking da federação cearense, supercampeão da década pois dos últimos 10 estaduais fomos 8 vezes campeões, atual tetra-campeão estadual, estádio próprio propício para livres ações de Mkt, credibilidade da nova gestão e gestão participativa junto aos torcedores).

E com essas credenciais já fechamos quase todos os patrocínios na camisa do clube e já estamos a fechar com parceiros em placas de publicidade em torno do gramado do nosso estádio (Alcides Santos).

8) Com a interdição prevista para os próximos 3 anos do Estádio Castelão, devido as obras da Copa de 2014, quais serão os maiores desafios da administração do clube no que se refere a expectativa de receitas e aplicação do projeto sócio torcedor?

Preencher todos os reservados do Alcides Santos (capacidade de 6,1 mil) com membros dos programas sociais do clube no primeiro momento e no segundo fazer o mesmo com o Estádio Presidente Vargas (capacidade de 20 mil).

9) Como você analisa a preparação de profissionais da aréa para as mudanças do cenário mercadológico após 2014 e 2016?

Falta incentivo e treinamento formal sobre o tema 'Copa do Mundo' pelas universidades nordestinas. E a adoção de experiências em Mkt esportivo, que em nossa região engatinha, seriam fundamentais para não fazer feio nesse período. 

10) Deixe o seu recado para os profissionais atuantes no mercado de Comunicação e Marketing que almejam atuar no segmento esportivo.

Entendam e leiam o cliente (no nosso caso o torcedor). As vozes e idéias dele advinda são essenciais e a alma do Mkt. Avaliem seus valores, entregues aos consumidores e depois avaliem as ofertas dos concorrentes para chegar a uma comparação. Isso é o primeiro passo. E nunca deixem chegar ao oceano azul.

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