Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cresce o número de empresas que reclama da falta de trabalhador qualificado


Mais de 30% das indústrias brasileiras se queixaram da falta de mão de obra qualificada no quarto trimestre de 2010. O número (30,2%) é maior que os 26,5% registrados no trimestre anterior, informa a Sondagem Industrial divulgada nesta quinta-feira, 27 de janeiro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O número de indústrias que reclama da falta de trabalhador qualificado cresce desde o primeiro trimestre de 2009. A carência de profissionais é o terceiro maior problema enfrentado pelas empresas. Perde apenas para a alta carga tributária e a competição acirrada de mercado.  No quarto trimestre de 2010, o peso dos tributos foi considerado por 62,7% dos entrevistados como o maior obstáculo enfrentado pela indústria. No período anterior, esse percentual era de 65,3%. A competição acirrada de mercado foi lembrada por 40,3% das empresas, ante os 40,5% do trimestre anterior.

A pesquisa também mostra que cresceu o número de empregados na indústria no quarto trimestre de 2010. Apesar de ser o sexto trimestre consecutivo de expansão, o indicador de 52,2 pontos é o menor desse período. Isso indica queda do ritmo de crescimento do emprego. No terceiro trimestre de 2010, o indicador foi de 55,2 pontos.  Os indicadores variam de zero a cem. Valores acima de 50 pontos indicam variações positivas. Segundo o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, o número de empresários que acham que contratarão mais empregados está caindo.
Mesmo assim, as empresas esperam contratar mais nos próximos seis meses. Em janeiro de 2011, o indicador de expectativa do número de trabalhadores foi de 53,2 pontos, menor do que o observado no mesmo mês de 2010, quando alcançou 55,1 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário