Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MAS É LÓGICO QUE É TECNOLÓGICO!


Olá cidadãos do marketing,

Dando continuidade às atividades do blog “Marketing do Sertão”, resolvi expressar aqui um pouco dos meus sentimentos e defender as minhas origens em nível de instrução. Pra começar eu posso te afirmar que marketing é mercado, correto? E que experiência de mercado é algo bastante relevante para essa determinada área, positivo e operante? Então, eu te pergunto: Por que tanto preconceito com um curso que prepara o profissional para o mercado de trabalho com até dois anos de antecedência dos demais concorrentes? Ora, sejam bem-vindos ao nosso querido Brasil!

Vivemos em uma realidade completamente oposta dos países desenvolvidos, mas ao mesmo tempo nos sentimos no direito de agirmos como tais. Oh meu Deus! A quem estamos querendo enganar? Em um país onde suas universidades públicas têm domínio da classe média e instituições de ensino superior ainda são para poucos ($$$$), como podemos exigir tamanha complexidade de nossos profissionais? Talvez o que alguns dos “grandes” empresários de hoje não percebam, é a herança deixada por generais da ditadura militar durante os anos 60 e 70, quando as instituições de ensino foram estrategicamente preparadas para formação de alunos “não pensantes”, longe de posições ideológicas e que obviamente não representasse risco a atual “democracia”... E acreditem, qualquer semelhança a política atual não é mera coincidência! Gostaria de deixar claro que não estou aqui incentivando um modelo de ensino para acomodados e preguiçosos, mas sim defendendo um modelo que vem se mostrando eficiente e trazendo bons resultados para aqueles que o aderem. Uma pessoa que visa o seu desenvolvimento profissional deve ficar atenta as oportunidades a sua volta e com um bom planejamento estratégico suas chances de alcançar seus objetivos aumentam substancialmente.

Estaria sendo completamente ignorante se estivesse aqui afirmando que uma graduação de 4 a 5 anos perdeu o seu valor no mercado, até porque conhecimento nunca é demais. Agora o que não podemos é julgar a capacidade de um curso simplesmente por carga horária, até porque existem diversas variáveis que determina a eficiência ou não do mesmo. Durante um curso tecnológico de dois anos, o aluno pode ingressar em um estágio a partir do primeiro semestre e ao término do curso possuirá conhecimentos teóricos aliados a praticas, dessa forma terá maiores oportunidade de emprego e vantagens sobre o concorrente ainda universitário. Entre as principais vantagens dos cursos tecnológicos podemos destacar a sua acessibilidade financeira que permite atingir diversas classes sociais e a menor duração de seus cursos, fazendo com que o profissional chegue mais cedo ao mercado de trabalho que de fato já é uma grande vantagem competitiva e ao contrário do que muitos devem pensar os cursos de graduação tecnológica em marketing não impedem vocês de prestarem concursos públicos a nível superior, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Logo, não se deixe levar pela ignorância de poucos, acredite no seu potencial e mostre para o mercado que você tem a capacidade de se tornar um profissional bem sucedido e essencial para sua empresa.

FAÇA ACONTECER!

Alguns sites importantes:

ABMN – Associação Brasileira de Marketing & Negócios

http://www.abmn.com.br/menu/index.asp


MEC – Ministério da Educação

http://portal.mec.gov.br/index.php

Grande abraço!

Mike Andrade

2 comentários:

  1. Mike, concordo plenamente nas suas explanações. Em um país tão cheio de demagogias e utopias, resta epenas o individuo (no mais amplo sentido da palavra) se virar! Ou seja, o famoso: "TE VIRA PEÃO!"

    ResponderExcluir