Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

2014 e 2016: E O KIKO NORDESTE TEM A VER COM ISSO?


Olá cidadãos do marketing,

Marinheiro de primeira viagem que sou, venho aqui na missão de dividir com vocês, um pouco das informações que julgo mais relevantes para o cenário mercadológico que nos encontramos. Sem torrar a sua bendita paciência e desperdiçar seu precioso tempo, irei iniciar as atividades do blog “Marketing do Sertão” abordando um dos temas mais discutidos no mercado nacional atualmente, a COPA DO MUNDO DE 2014 e as OLIMPÍADAS RIO 2016.

Em meio a divergências de opiniões sobre o tema como: “é um absurdo gastar todo esse dinheiro em um país onde muitos morrem de fome” e “é agora que esse país sai dessa miséria” o mercado começa a se preparar fortemente para os respectivos eventos.

Alguns exemplos:

http://www.comprafacil.com.br/hotsite/pages/loja/loja.jsf;jsessionid=z26X17eXXl6eJ1dLEeq6ow**.aplweb02_prd

http://www.submarino.com.br/portal/esportes-rio2016/?listid=sl28olimpiada&WT.mc_id=fulltophs&WT.mc_ev=click

http://ww28.itau.com.br/ImprensaNet/midia/lernoticia.asp?trilha=0,6&menu=10&id_noticia=4707

Não irei aqui entrar no mérito do que é certo ou errado, melhor ou pior, o fato é que se o mundo não acabar em 2012, o Brasil irá SIM sediar a tão adorada por nós Copa do Mundo em 2014 e a tão sofrida por nós Olimpíadas em 2016. Das 12 cidades escolhidas pela FIFA para a realização da Copa, 4 estão localizadas no NORDESTE brasileiro, entre elas estão: Fortaleza, Natal, Recife e Salvador, que apresentaram projetos convincentes suficiente aos jurados para tal seleção. Na contramão das definições impostas pela mídia sobre a sua eterna “realidade”, o nordeste já vem há alguns anos, investindo fortemente na sua infra-estrutura visando principalmente suprir à forte demanda no setor turístico, o que logo pode ser considerado uma grande vantagem competitiva. Em contrapartida não podemos negar que ainda em muitos estados, os processos gerenciais estão mais voltados para o comercial do que para o marketing, o que de fato é um grande pesadelo para nós profissionais da área, porém, mais cedo ou mais tarde, melhor dizendo: por bem ou por mal, os empresários terão de mudar essa mentalidade, até porque novos perfis de consumidores vêm surgindo no mercado e diferentemente do cenário de 10 anos atrás, o número informações em prol do mesmo é infinitamente maior, o que os tornam cada vez mais exigentes e criteriosos em seus processos de compras.

A verdade é que se você for capaz de enxergar as oportunidades concedidas por meio desses dois grandes eventos, terá desde já que se posicionar em relação ao mesmo, pois não é nenhuma novidade afirmarmos que o mercado está cada vez mais competitivo e quanto melhor for o seu planejamento, maior será a eficiência de suas ações e ainda digo mais! Ai daqueles que se acomodarem ao ponto de deixar espaço livre no mercado para os lampiões e marias bonitas aqui do nosso amado sertão!

bom, por hoje é só! =)

Abraço a todos!

Um comentário: